Generos de Mangás e Animes – Shojo

5.00 avg. rating (99% score) - 3 votes

Shojo (ou Shoujo)

Estilo direcionado essencialmente a jovens do sexo feminino. As histórias, envolvendo interações complexas entre as personagens, estão normalmente associadas a enredos românticos e melodramáticos.

No entanto, apesar de estes gêneros serem os mais comuns, existe também espaço para a fantasia, ficção científica, mistério e terror.

Embora a arte difira de artista para artista, as personagens femininas, sendo as protagonistas, são geralmente bonitas, com olhos grandes e um estilo de desenho elegante, enquanto que os rapazes, ao contrário do que acontece no Shounen, são muitas vezes andróginos.

Na maioria das vezes, um mangá ou anime shojo mostra os sentimentos que o personagem sente, como Lovely Complex, flores de cerejeira ou penas indicando um flashback ou algum momento dramático, assim como Card Captor Sakura ou Full Moon wo Sagashite.

O mangá shojo é conhecido por que o começo da história é sempre conhecido, em geral o encontro de um casal que logo irá se apaixonar, e ter um final bastante imprevisível o que por vezes frustra as leitoras. A complexidade do enredo varia conforme a idade do público alvo a ser atingido. Muitas vezes os temas giram em torno de colégios, poderes mágicos e geralmente uma história de amor.

“Shojo”, em japonês, significa “moça”.

Exemplos: Marmalade Boy, Full Moon wo Sagashite, Versailles no bara

5.00 avg. rating (99% score) - 3 votes

Comentários

Facebook